segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Dia perfeito



autor Thiago D. Trindade

Muitos se perguntam o que seria o tal “dia perfeito”. Um dia passado com alguém que se ama? Um dia em um lugar especial? Um dia com muito dinheiro no bolso? Outra idéia? Bem, nós que estamos nesse planeta de provas e expiações não podemos esperar nada além do autoesforço para um dia chegar à condição Crística.

Sabemos que enfrentar os problemas com Razão, Fé e Caridade, e sem esquecer o Perdão, é trilhar o caminho para a Verdadeira Vitória, o que não é lembrado quando as coisas ficam feias e difíceis. Temos então o chamado “dia de cão”, e certamente, nossos amigos caninos devem ficar insatisfeitos com a péssima definição de nossos problemas usando seu nome. Sem dúvida, ironicamente, os cães devem ter seu “dia de humano” quando são levados contra a vontade a lojas onde são banhados com produtos que ofendem seu acurado olfato e lhes vestem com roupinhas coloridas. Até sapatilhas estão a por nos pés, digo patas, dos queridos caninos...Mas isso é outra história.

Escrevemos acima que atravessamos momentos difíceis em nossas vidas e há quem diga que a quantidade destes é muito superior aos momentos de alegria. Pessoas lembram-se apenas de nascimentos, casamentos (se bem que cada vez menos pessoas citam isso), promoções profissionais, até momentos esportivos. Essas pessoas, geralmente se apegam a momentos efêmeros da matéria. Na verdade, ouso até com segurança, que esses momentos fugazes de alegria são válidos!

E como!

Para aqueles que ainda não despertaram para as doces sutilezas dos Ensinos do Mestre, grupo vasto na qual me incluo, essas situações são um lenitivo sim! Mas a partir do momento em que procuramos estudar – e praticar – os Ensinos do Cristo, passamos da condição de ultra ignorantes para a de grandes ignorantes em processo de resgate. Um dia seremos apenas ignorantes, e depois esclarecidos e felizes. A informação – o Conhecimento – gera um compromisso com a Verdade. Para nós, faz parte da Verdade procurar ser aquilo que se propõe ser, o Homem Perfeito, conforme o Cristo afirmou.

O conhecimento que Jesus nos trouxe estimula, ou melhor, nos obriga a procurar naqueles momentos mais difíceis, onde a dor parece excruciante, a doçura das crianças – as verdadeiras Herdeiras do Reino dos Céus.

A força do Amor, ensinado pelo Cristo, que teve de ir ao Gólgota para dar a prova definitiva de comprometimento com o Bem para que acreditássemos em suas palavras. Essa força é tão grande que cura todos os males. Nós é que, egoísticamente, não entendemos isso. Por nosso egoísmo, transformamos o “dia de cão” em “vida de cão”. Fazemos de nossa existência uma tragédia sem tamanho e, surdos e cegos, viramos as costas para o Dia que podemos – e devemos – fazer.

Aí é que entro nos dizeres do título deste modesto texto. Dia Perfeito? Como é isso? É sorrir tolamente quando estivermos afundando em problemas? Negar as dificuldades e pintar o céu de cor de rosa? Não!

O Dia Perfeito é obtido quando enfrentamos o problema com Paciência e Reflexão. É encarar o tal “dia de cão” de frente, já que nesta reencarnação é inevitável escapar dele. Somente a compreensão dessa Verdade nos levará ao Aperfeiçoamento.

Então, de posse da Conscientização de si mesmo, acabaremos naturalmente com o “dia de cão” e o transformaremos em “Dia de Lição”. Quebraremos, com isso, o ciclo autotorturante e deixaremos de ofender nossos queridos entes caninos.

Em seguida ao “Dia de Lição” encontraremos o “Dia Perfeito”, onde nos encantaremos com as luzes das estrelas e da lua. Iremos nos emocionar o canto dos pássaros livres nos primeiros raios da alvorada. Teremos a capacidade para reverenciar a serena sabedoria dos irmãos envelhecidos, que se encontram no inverno da matéria, e exultaremos a alegria daqueles que estão na primavera da carne.

Nesse “Dia Perfeito” não iremos nos render a ilusões transitórias e jubilaremos a Criação e sua imensurável Paciência para conosco, seus filhos teimosos. Nesse “Dia Perfeito” vibraremos à luz bendita que será capaz de ajudar a outros irmãos nossos, ainda abraçados a “dias tenebrosos”, ajudando-os a encontrar o alívio, da mesma forma que nós também precisamos de auxílio em certo momento de nossa existência.

Uma vez atingindo o Dia Perfeito, que nós possamos prolongá-lo em Dois, Três... uma Vida Perfeita, que na verdade será apenas uma vaga idéia da real Felicidade que nos espera no Mundo Maior, mas que ainda será o bastante para nossas limitadas capacidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário