sábado, 9 de julho de 2016

Entrevista - Wanderley de Oliveira


Apresentamos, com entusiasmo, o retorno de nossa querida série de entrevistas. Dessa vez, trazemos nossa prosa com o médium Wanderley de Oliveira, mineiro radicado em Belo Horizonte. De amplo vulto no atual cenário do Movimento Espírita Brasileiro, sr. Wanderley respondeu a todas as nossas perguntas com simplicidade e muito boa vontade.

Agradecemos imensamente ao médium Wanderley de Oliveira por ter deixado seus afazeres para contribuir com nosso modesto trabalho em prol da difusão da Doutrina dos Espíritos.

Apreciem essa entrevista!





1 – Reflexões e Caminho: Como o senhor avalia a importância do Culto no Lar? O senhor o pratica?

Sim, eu faço uso dessa prática por considerar o lar como ambiente de base para nossas vidas. Se temos um bom ambiente espiritual em nossa casa, já consegui8mos uma faixa extensa de proteção e refazimento.


2 – R.F.: O senhor estuda rotineiramente os livros da Codificação Espírita?

Constantemente.


3 – R.F.: Qual a sua opinião sobre o Movimento Espírita atual?

Um grande e rico hospital repleto de doentes graves em busca de sua própria cura. Está avançando e crescendo dentro dos limites naturais. É composto por gente, não poderia ser diferente.


4 – R.F.: O senhor se considera privilegiado por ser médium de tantos espíritos renomados (Dr. Inácio Ferreira, Dona Modesta, Ermance Dufaux, e, mais recentemente, Chico Xavier)?

De forma alguma isso me realiza ou me faz sentir especial. Sinto-me com uma enorme responsabilidade e com profundas necessidades pessoais para ter recebido tão valorosa oportunidade.


5 – R.F.: Seus livros psicografados, muitas vezes trazem informações que chocam alguns setores do Movimento Espírita. Há quem diga que as novas informações, se fossem verdade, seriam ratificadas por outros médiuns via Controle Universal do Ensino dos Espíritos. O que o senhor tem a dizer sobre isso?

Que eles estão certos, mas até que haja gente com juízo, imparcialidade e maturidade suficiente para fazer esse controle na busca da VERDADE, nós, os médiuns corajosos e dispostos a servir, vamos trabalhando fazendo o nosso melhor.
Por agora, o que chamam controle universal não passa de uma expressão de domínio cultural e filosófico, fruto de nossas velhas bagagens no orgulho e sectarismo por se supor donos da verdade.
Meu compromisso é com o bem. O choque a respeito das verdades mediúnicas é algo saudável e construtivo. Não deveria ser motivo de retaliação e exclusão e sim de pesquisa.


6 – R.F.: O senhor sabe que os espíritos de luz, muitas vezes, se valem de pseudônimos e daí transmitem suas mensagens. Os amigos espirituais que escrevem através do senhor estão todos identificados por alguma exigência sua?

Sim, perfeitamente identificados, inclusive pelos laços de vidas que temos em outras reencarnações.


7 – R.F.: O senhor já foi alvo de fascinação?

Muitas vezes. O melhor médium é aquele que é menos enganado diz O Livro dos Médiuns.


8 – R.F.: Além de Pai João, outro espírito ligado às falanges Umbandistas atua junto ao senhor? Se sim, poderia falar sobre ele?

Pai João não atua junto ás falanges umbandistas. Ele atua com o Espírito Verdade na construção da regeneração.
Tenho sim outras entidades ligadas à umbanda que me prestam orientações e um sublime amor, mas ainda não se apresentaram para escrever. Realizam outros tipos de tarefa junto às minhas necessidades.


9 – R.F.: Alguns críticos afirmam que os livros psicografados pelo senhor deixaram de ser espíritas para serem designados como espiritualistas, não pelos personagens, mas pelo conteúdo muitas vezes diferente do que é encontrado na Codificação Espírita. Qual sua opinião sobre isso?

Que eu me mantenho fiel a tudo aquilo que foi dado como ponta pé inicial por Allan Kardec e continua sempre em expansão.


10 – R.F.: Os direitos autorais de seus livros psicografados vão para algum trabalho assistencial? Se sim, qual? 

Sim, são destinados a fazer o bem de várias formas.


11 – R.F.: Pode falar de seu livro psicografado mais recente?

Foi o livro 1/3 da Vida de Ermance Dufaux, cujo o conteúdo é trazer revelações a respeito do que nos acontece enquanto dormimos. Muita novidade e reflexão nessa obra.


12 – R.F.: Alguma mensagem final?


Agradecer a confiança dos amigos que me proporcionam essa oportunidade de me manifestar e a Jesus pelo bem que me tem feito servir aos bons espíritos e ao próximo.


35 comentários:

  1. Excelentes perguntas feitas pelo Blog. Mas as respostas foram vazias. Para onde vai a grana dos livros? Espírito de Chico trabalhando com Vanderley?

    ResponderExcluir
  2. Wanderley perdeu a chance de dar um belo calaboca em seus críticos. Suas respostas, infelizmente, não tiveram profundidade. Fica pra próxima,

    Vânia Alvez Pinto, Centro Espírita Seguidores do Cristo, Cataguases

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Luíz Fernando Rodrigues, da Seara do Mestre Jesus, Londrina.

    Boas perguntas, provocativas e coerentes. Mas as respostas do polêmico médium.....

    ResponderExcluir
  4. Professor Trindade, como sempre, com excelente posição. Sempre com indagações fantásticas.

    Abraço ao senhor e ao grande Wanderley, doce como sempre.

    Zuleica, RJ

    ResponderExcluir
  5. Chico Xavier Espírito agora é guia desse senhor de Belo Horizonte??? falácia! Esse homem só tem pop-star em sua mediunidade...

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da entrevista. grande aprendizado!

    Heloísa Silva, Rio Preto

    ResponderExcluir
  7. Sou cada vez mais fã do Wanderley e da Ermance!

    ResponderExcluir
  8. A entrevista mais fraquinha que o nosso querido Tiago conseguiu...

    ResponderExcluir
  9. Wanderley fascinado... não diga! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Gostei da prosa e ansiosa para ler seu novo livro, Wanderlei!

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Sheila Moura, Rio Comprido - Rio de Janeiro - Brasil

    ResponderExcluir
  12. Wanderley foi superficial, muito fraco da parte dele. Não defendeu sua postura, foi negligente ao responder o questionamento sobre a destinação dos recursos e se mostrou bem vaidoso, no texto, ao afirmar ser assistido por uma plêiade de espíritos de escol. Kardec, aliás, era assistido por uma gama de espíritos assim, nem por isso ficou se gabando. Será que Wanderley se acha mais do que Kardec?

    ResponderExcluir
  13. Amei!

    maria aparecida leite, Bahia

    ResponderExcluir
  14. Se Chico fosse se manifestar junto a um médium, o faria anonimamente, com outro nome e certamente, aparência. Afinal, Chico não precisa de holofote, determinandos médiuns sim.

    Carlos Sampaio, São Paulo-SP.

    ResponderExcluir
  15. sou fã do wanderley, mas as resposta dele foram medíocres.

    ResponderExcluir
  16. Thiago sempre trazendo boas instruções!

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito da conversa! Amo os livros psicografados pelo Vanderlei!

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a entrevista! O Espiritismo apenas cresce com informações assim! carlos Augusto Penteado

    ResponderExcluir
  19. bom dia! gostei!

    maria josé lima

    ResponderExcluir
  20. EXCELENTE

    JOÃO CARLOS, GRAJAÚ, RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  21. Compreendo as motivações do professor Trindade em buscar um entrevistado polêmico no meio espírita. Nosso bom estudioso deseja, com veemencia, esclarecer para nós um pouco da figura do famoso médium mineiro. Sempre respeitoso e certeiro, senhor Thiago, fez algumas das perguntas que muitos de nós, espíritas e até mesmo espiritualistas, gostariam de fazer ao polêmico médium que vem rompendo alguns padrões doutrinários. Creio que alguns, dentre eu mesmo, após a leitura atenta da entrevista, confirmarão a certeza de que o dito médium entrevistado é um mero caçador de riquezas; enquanto outros - maior parte, receio - acharão todas as respostas profundas, francas, completas e cheias de humildade.

    Cabe registrar meus parabéns pela lisura do sensato Thiago Trindade, imparcial, coerente e que permite livremente a participação de todos que queiram registram suas impressões acerca dessa entrevista impressa.

    Getúlio Fonseca Chagas, Centro Espírita Deus, Cristo e Caridade, SP.

    ResponderExcluir
  22. linda mensagem vanderrlei! deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  23. Wandrelei parabéms pela entrevista! iguinore os crítico!

    ResponderExcluir
  24. Respostas vazias de um homem vazio.

    Professor Trindade perdeu seu tempo com esse vendedor de livros

    Cesar Augusto

    ResponderExcluir
  25. Gostei!

    Gostei das perguntas do repórter!

    Não gostei das respostas do médium



    Silvana Maria Queiroz, Maricá Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  26. bela entrevista

    sou fã do Vanderley!

    Izilda

    ResponderExcluir
  27. WO um grande oportunista.Seus livros não possuem nenhum conteúdo doutrinário.Linguagem chula e vulgar características de espíritos inferiores.Engana apenas quem não estuda a codificação.Muita paz.

    ResponderExcluir