segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Algumas linhas sobre Allan Kardec




Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail, 03 de Outubro de 1.804 - 31 de Março de 1.869) foi um influente educador, autor e tradutor francês.
Notabilizou-se como O Codificador do Espiritismo (neologismo por ele criado), também denominado de Doutrina Espírita (1).
Foi discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi (2) e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais (mais notadamente a Mediunidade), assuntos que antes costumavam ser considerados inadequados para uma investigação do tipo.
Adotou o seu pseudônimo para uma diferenciação da Codificação Espírita em relação aos seus anteriores trabalhos pedagógicos.
A vida de Allan Kardec pode ser contada de várias maneiras.
Para melhor compreensão de alguns aspectos, vejamos as duas fases de forma bem distinta uma da outra. A primeira fase em que, desde o seu nascimento até a idade dos 50 anos de idade, foi conhecido como Hippolyte Léon Denizard Rivail; e a segunda fase, quando tornou-se espírita e passou a assinar Allan Kardec.
Primeira Fase:
Allan Kardec nasceu em 3 de Outubro de 1.804 na cidade francesa de Lyon e foi registrado com o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail.
Iniciou seus estudos na escola de Pestalozzi (em Yverdun, Suiça). A educação transmitida por Pestalozzi marcou profundamente a vida futura do jovem Rivail.
Tornou-se educador e entusiasta do ensino e por várias vezes foi convidado a assumir a direção da escola quando Pestalozzi precisou ausentar-se.
Durante 30 anos (de 1.824 a 1.854) dedicou-se inteiramente ao ensino e foi autor de várias obras didáticas que em muito contribuíram para o progresso da educação naquela época.
Segunda Fase:
Em 1.855 o então Prof. Rivail deparou-se pela primeira vez com o fenômeno das mesas que giravam, saltavam e corriam (3), em condições tais que não deixavam lugar para qualquer dúvida (4).
Passa então a observar esses fenômenos. Pesquisa-os cuidadosamente graças ao seu espírito de investigação que sempre lhe fora peculiar. Não elabora qualquer teoria pré-concebida, mas insiste na descoberta das causas.
Aplica a esses fenômenos o método experimental com o qual já estava familiarizado como educador. Partindo dos efeitos, remonta às causas e reconhece a autenticidade dos fenômenos.
Convenceu-se da existência dos espíritos e da comunicação deles com os homens.
Uma grande transformação ocorreu na vida do Prof. Rivail: convencido de sua condição de espírito encarnado, adota um nome já usado em uma existência sua anterior, no tempo dos druidas (5): Allan Kardec.
De 1.855 a 1.869 consagrou sua existência ao Espiritismo; sob a assistência dos Espíritos Superiores, representados pelo Espírito de Verdade, estabelece as bases da Codificação Espírita, em seu tríplice aspecto: Filosófico, Científico e Religioso.
Além das obras básicas da Codificação (também conhecida como Pentateuco Kardequiano), contribuiu com outros livros básicos de iniciação doutrinária, como: O que é o Espiritismo, O Espiritismo na sua mais simples expressão, Instruções práticas sobre as manifestações espíritas e Obras Póstumas.
A essas obras junta-se a Revista Espírita, uma espécie de jornal ou diário de estudos psicológicos lançado a 1º de Janeiro de 1.858 e que esteve sob a direção de Allan Kardec por 12 anos.
É também de sua iniciativa a fundação da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (6), em 1º de Abril de 1.858. Foi a primeira instituição regularmente constituída com o objetivo de promover estudos que favorecessem o progresso do Espiritismo.
Assim surgiu o Espiritismo: com a ação dos Espíritos Superiores, apoiados na maturidade moral e cultural de Allan Kardec no papel de codificador.
Com a máxima “Fora da caridade não há salvação”, Kardec procura ressaltar a igualdade entre os homens, perante Deus, perante a tolerância, perante a liberdade de consciência e perante a benevolência mútua.
E a esse princípio cabe juntar outro: “Fé inabalável é aquela que pode encarar a razão face à face, em todas as épocas da humanidade”.
Esclarece Allan Kardec: “A fé raciocinada que se apoia nos fatos e na lógica, não deixa qualquer obscuridade; crê-se, porque se tem certeza e só se está certo, quando se compreendeu”.
Denominado “O Bom Senso Encarnado” pelo célebre astrônomo Camille Flammarion (7), Allan Kardec desencarnou aos 65 anos em 31 de Março de 1.869.
Em seu túmulo (8) no cemitério de Père Lachaise (Paris) uma inscrição sintetiza a concepção evolucionista da Doutrina Espírita:
“Nascer, Morrer, Renascer, ainda e progredir sem cessar, tal é a lei”.
Leia mais na Wikipedia: Allan Kardec
https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec
(1) A Doutrina Espírita foi codificada (ou seja, tomou corpo de doutrina - pela universalidade dos ensinos dos espíritos) depois que Allan Kardec observou e analisou as "mesas girantes". O então Professor Rivail ficou intrigado com o fato de que como poderia a mesa mover-se se não havia músculos, ou formular respostas a determinadas perguntas, se ela, a mesa, não tem um cérebro. E foi o próprio fenômeno que teria respondido: "Não é a mesa que pensa! Somos nós as almas dos homens que viveram na Terra".
Continue lendo na Wikipedia: Espiritismo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritismo
(2) Johann Heinrich Pestalozzi (1.746 - 1.827) foi um pedagogista suíço e educador pioneiro da reforma educacional. Foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referência. Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação capaz de atingir o povo, num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo.
Continue lendo na Wikipedia: Johann Heinrich Pestalozzi
https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi
(3) Assista ao vídeo:
ESPIRITISMO - HUMOR - MEDIUNIDADE - SIM, AS MESAS GIRANTES TAMBEM ESCREVIAM E CORRIAM PELAS RUAS
https://www.youtube.com/watch?v=boNPTedf8SQ - (00:03:53)
(4) Assista ao vídeo:
ESPIRITISMO - MUNDO ALEM - ALEM DA HISTORIA - ALLAN KARDEC E O FENOMENO DAS MESAS GIRANTES
https://www.youtube.com/watch?v=u0kTt7ECoXU - (00:09:27)
ESPIRITISMO - TV FERGS - ALLAN KARDEC - O SURGIMENTO DO ESPIRITISMO
http://www.youtube.com/watch?v=KjhnqRHtknU - (00:08:02)
ESPIRITISMO - O INICIO DA CODIFICACAO - DEPOIMENTO DE ALLAN KARDEC
http://www.youtube.com/watch?v=Rpi9X0a0oP8 - (00:07:57)
(5) Os Druidas foram os povos de origem indo-européia que habitavam extensas áreas da Europa pré-romana. Eram sacerdotes do lendário povo celta. Eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento, ensino, jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta.
(6) Assista ao vídeo:
ESPIRITISMO - MEMORIA - CODIFICACAO ESPIRITA - IMAGENS DE PARIS, ALLAN KARDEC E COLABORADORES
http://www.youtube.com/watch?v=OaMCZZ0ztuk - (00:05:34)
(7) Camille Flammarion (Nicolas Camille Flammarion, 1.842 - 1.925), foi um astrônomo, pesquisador psíquico e divulgador científico francês. Importante pesquisador e popularizador da Astronomia, recebeu notórios prêmios científicos e foi homenageado com a nomenclatura oficial de alguns corpos celestes. Sua carreira na pesquisa e popularização de fenômenos paranormais também é bastante notória.
Leia mais na Wikipedia: Camille Flammarion
https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Flammarion
(8) Assista ao vídeo:
ESPIRITISMO - TUMULO DE ALLAN KARDEC
http://www.youtube.com/watch?v=E4sW7YyNGZA -
ESPIRITISMO - MUNDO ALEM - ALEM DA ARTE - MUSICA MEDIUNICA - CORAL CARLOS GOMES - GLORIA A KARDEC
https://www.youtube.com/watch?v=wF8pSDA2Ftk - (00:04:36)
Assista também:
ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC, O CODIFICADOR DA TERCEIRA REVELACAO
https://www.youtube.com/watch?v=UOMjFarcyWY - (00:02:20)
ESPIRITISMO - PROGRAMA TERCEIRA REVELACAO - 21 ESPECIAL - HOMENAGEM A ALLAN KARDEC
http://www.youtube.com/watch?v=fT2vdupjI1g - (00:26:06)
ESPIRITISMO - MUNDO ALEM - ALEM DO CINEMA - ALLAN KARDEC - O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPIRITA
https://www.youtube.com/watch?v=ZXs7uR2HD8k - (00:01:55)

Nenhum comentário:

Postar um comentário