sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Os ‘amigos’ de Chico Xavier


Autor Thiago D. Trindade

Temos visto, há algum tempo, inúmeras entrevistas, palestras, livros, artigos, etc. de pessoas que afirmam ter sido amigos íntimos de Chico Xavier. Fornecem, tais pessoas, datas da duração da amizade com o querido médium, descrevem a cor do boné que deram a ele e asseveram que tinham vasta e singular intimidade com o Apóstolo da Mediunidade.
É interessante observar que essas pessoas, que parecem disputar o título de “grande confidente de Chico Xavier” e gostam de alardear que são “detentores” de segredos do nobre e dedicadíssimo servo de Jesus. Essa gente, que tem alcançado algum destaque, ao invés de auxiliarem as obras sociais incentivadas por Chico, enquanto encarnado, e, incentivarem o estudo dos livros psicografados por ele, preferem se preocupar se o mineiro foi ou não Kardec, introduzindo nos espaços que frequentam, “provas incontestáveis” da reencarnação do Codificador na figura humilde e luminosa do Apóstolo do Espiritismo Brasileiro.
Ora, inúmeras vezes, Chico afirmou que não era Kardec reencarnado. E ponto.
Ressaltamos que essa preocupação, infantil, sobre as reencarnações de Chico Xavier não acrescenta em absolutamente nada ao Movimento Espírita, tampouco à MORALIZAÇÃO das pessoas. Alguém pode considerar “então, por que que tem gente que se preocupa com tal coisa?”. Simples. Três possíveis respostas:
1)      Falta do que fazer;
2)      Vontade de ter holofotes às custas do Chico;
3)      Enriquecer financeiramente às custas do Chico.
É só escolher. Podemos ainda acrescentar um quarto item que é a reunião das três anteriores.
Devemos ter senso crítico sobre as informações que buscamos. O próprio Chico quer isso de nós. Eu, perceba você que lê esse texto, me referi a ele no presente, pois o inesquecível médium é tão imortal quanto nós e certamente ele está observando o circo que fizeram com o nome dele e também seu legado. A prova disso é o vasto número de livros que falam sobre ele e que tem destinação duvidosa, não sendo os recursos obtidos com a venda, destinados a obras de caridade. Tem gente que afirma que o bondoso Chico é seu mentor, ditando mensagens das mais variadas. Tem ‘médium’, aliás que só canaliza gente graúda, o ‘Zé das couves’ nem passa perto da mediunidade desses ‘reis da mediunidade’, capazes de vender uma quantidade absurda de livros, que muitas vezes não fazem o menor sentido e tem destinação muito obscura.
                Sobre isso, na minha opinião crítica e conhecendo um pouco do caráter de Chico Xavier, este, em uma eventual comunicação, adotaria algum pseudônimo e mudaria sua aparência perispiritual, pois como ele tanto sabia “O CONTEÚDO é muito mais importante do que a forma”.
Devemos, por fim, ter paciência com esses “amigos” do amoroso Chico, mas não estimular suas falas e sua perda de tempo. Lembremos que Chico era amigo ÍNTIMO de todos, mesmo que não fosse recíproco por parte de uma grande quantidade de gente que o cercava com belos sorrisos e presentes. Chico Xavier não tinha sentimentos mesquinhos e isso o enlevou para mais próximo do Cristo.
Sejamos como o Apostolo da Mediunidade: discretos, leais, fraternos e dedicados ao Bem, sem esperar reconhecimento.



10 comentários:

  1. O professor Tiago, como sempre, fazendo luz em meio às trevas!

    Viva o Chico Chavier!

    ResponderExcluir
  2. Uma bela porrada na cabeça de piltantras, sobretudo em cima do filho adotivo do Chico e na desse tal de vanderlei oliveira.......

    Paulo César Coutinho - Diadema, SP

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela reflexão professor Trindade, há algum tempo me sinto incomodada com essa divinização do querido Chico. Estão acabando com ele!

    Vânia, Queimados, RJ Lar da Caridade

    ResponderExcluir
  4. geraldinho, eurípedes xavier, bacceli, wandereley, usuários do bom nome do chico. a lei divina vai cuidar de vcs!

    João carlos nogueira da cunha, Cataguases

    ResponderExcluir
  5. Texto maravilhoso!!!!!!

    Maria Luiz, Centro Espírita Bezerra de Menezes

    ResponderExcluir
  6. muitas as opiniões, muitas as decodificações.... contudo o importante é que tenhamos paz e amor em nossos corações....luz paz. e amor assina o mestre.

    ResponderExcluir
  7. ACHO QUE O CHICO XAVIER, FARIA O POSSÍVEL, PARA PROVAR DE FORMA INCONTESTÁVEL, A REENCARNAÇÃO; TANTO QUE COMBINOU COM OS SEUS AMIGOS, UM CÓDIGO, PARA PROVAR A SUA PRIMEIRA COMUNICAÇÃO. ACHO TAMBÉM, QUE A ESPIRITUALIDADE MAIOR, TEVE O MESMO OBJETIVO, QUANDO DA EDIÇÃO DO LIVRO "NOSSO LAR". PORTANTO, A ATITUDE DO CHICO, ESTARIA DE ACORDO COM A ESPIRITUALIDADE MAIOR.

    ResponderExcluir
  8. Absurdo como Chico foi reduzido a um produto comercial.

    Abelardo Coutinho, Maringá

    ResponderExcluir