domingo, 19 de junho de 2016

Muletas



autor Thiago D. Trindade

É comum vermos nas casas Espíritas e de Umbanda pessoas que estão sempre aflitas. Se apegam aos guias e neles descarregam suas lamentações.
Pensemos: geralmente são freqüentadores de longa data, e, não raro, assistem a trabalhos em outras casas com os mesmos apelos. Participam das palestras edificantes, ouvem a sabedoria dos guias, ou seja, tem largo acesso a orientação para o crescimento moral.
Mas essas pessoas não estão nunca satisfeitas, continuam suas lamentações dizendo que seus problemas são imensos, sem sequer refletir sobre os ensinamentos que tem à disposição. Não querem, na verdade, entender que a solução para seus problemas está dentro de si, ou seja, a tal “Reforma Íntima”. Querem apenas, verdade seja dita, serem ouvidos e vistos. Isso mesmo.
Não é objetivo de uma casa Kardecista ou de Umbanda que a pessoa, ao resolver suas aflições se afaste. O que essas Religiões almejam é que a pessoa, ao vencer suas más tendências e provas, continuem o aprendizado, e mais, ajudem aqueles que estão mais atrás com o Bálsamo do Esclarecimento.
Já tivemos a oportunidade de conhecer uma pessoa que freqüentava quatro casas religiosas, duas de Umbanda e duas Kardecistas. Dedicava quase todo o seu tempo, na semana, a ir a esses Hospitais-Escola do Bem e contava os segundos para voltar quando estava em seu próprio lar. Vivia para a assistência das referidas casas. E vimos um determinado guia dizer a ela (sempre às voltas com dificuldades banais como cardápio familiar, visitar a sogra ou ir à praia e demonstrava grande ciúme em relação ao marido que até cobrava a ela maior permanência em casa) que já tinha movimentado os trabalhadores espirituais de quatro casas e que na verdade cabia a ela decidir sua vida e arcar com as consequências com Fé Raciocinada no coração. Segundo o bondoso guia, conhecido pela amabilidade e capacidade elucidativa em suas argumentações, que os bons espíritos estão sempre dispostos a ajudar, mas com moderação. Caso o contrário a pessoa não cresceria espiritualmente, já que não teria a chance de por à prova o aprendizado adquirido na Casa de Religião, exercendo a Paciência, a Perseverança, a Fé e o Perdão. A senhora, sentindo-se ofendida, levantou-se e procurou outra consulta, julgando que arrumara um inimigo espiritual, a quem passou a dedicar especial atenção e de uma forma muito negativa.
É difícil semear a luz do Esclarecimento nos corações ainda endurecidos. Criar condições para um irmão caminhar livre de muletas. É muito comum ouvirmos alguém nos pedir para orarmos por ele, já que suas preces não são “boas”, o que é uma idéia muito difundida por aí e é uma verdadeira besteira, uma vez que não existe prece ruim se ela for feita com sinceridade no coração.
Nenhuma Religião, verdadeiramente pautada no Crescimento Moral do Homem, limita seu adepto. Devemos entender que a função dos guias – de qualquer guia, encarnado ou desencarnado, aliás – é criar condições para a Libertação da Humanidade, ou seja, seu progresso para junto do Pai Maior.
Que nós possamos procurar os nossos amados guias não só para pedir e lamentar, mas também para agradecer e ouvir as sublimes lições que possuem e anseiam por dividir conosco. E todos juntos irão contemplar o céu e sentir a Luz do Alto em nossos corações.
Sem muletas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário