terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Entrevista - José Reis Chaves



Trazemos nossa segunda entrevista, agora com o senhor José Reis Chaves, que com muito carinho respondeu as nossas perguntas, que objetivam uma melhor reflexão a respeito da Doutrina dos Espíritos e como nós podemos contribuir - de fato - com ela.


José Reis Chaves, palestrante espírita nacional e internacional, estudou para padre Redentorista, colunista do diário O TEMPO, de Belo Horizonte, autor dos livros, entre outros: “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” e “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (lançados também em inglês nos Estados Unidos), e apresentador do programa “Presença Espírita na Bíblia” na TV Mundo Maior.


Registramos nosso sincero agradecimento e convido à leitura da interessante "prosa", que muito nos faz refletir.





1 -  Quando, e como,  senhor conheceu a Doutrina Espírita?

 Primeiramente, descobri a reencarnação na Bíblia, isso foi por volta de 1970. Depois, também na Bíblia, encontrei os fenômenos mediúnicos.


                                                    ,
2 – Para o senhor, Espiritismo é religião? Poderia explanar sobre o assunto?

 No sentido de moral, sim, é uma religião. Daí “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec, do qual eu também me tornei um modesto tradutor (Ed. Chico Xavier), com uma linguagem jornalística ao estilo de minha coluna no diário O TEMPO, de Belo Horizonte, desde o ano 2.000.



3 – Muitos Centros Espíritas estão questionando o trabalho assistencial em suas dependências. Há Centros que as aboliram, inclusive.  O que o senhor acha dessa discussão, uma vez que a Codificação faz alusão direta à Caridade Moral e a Caridade Material?

 Eu respeito a opinião dos que estão agindo assim, mas considero isso uma falha, pois a caridade é fundamental nos ensinamentos do excelso Mestre e de seus apóstolos. 



4 – Hoje em dia, há uma grande profusão de obras que se apresentam como atualizações ou complementação da Codificação Espírita. O senhor, caso conheça alguma destas, tem alguma opinião à respeito?

 Creio que toda obra baseada nos princípios da Codificação Espírita ajuda a na sua divulgação. Kardec fala que se houver no futuro uma contradição entre um ensino da Codificação e a Ciência, que se siga a Ciência. 



5 – Muitas casas de Umbanda, Ramatís e do Vale do Amanhecer, religiões de forte cunho mediúnico e viés moral, vem estudando cada vez mais a Doutrina dos Espíritos, de forma, conforme temos averiguado, muito bem estruturada. Por esta afirmação, vemos consonância com o pensamento de Kardec e Leon Denis, que direcionam o Espiritismo , em decorrência de seus pilares, como o futuro das religiões. Qual sua opinião à respeito?

 Acho isso muito bom, inclusive, quem quer seguir mesmo o ensinamento bíblico, vê na Doutrina Espírita um grande aliado, pois o Espiritismo é mais bíblico do que qualquer oura corrente que se diz seguidora da Bíblia, quando na verdade são seguidoras de dogmas. Os espíritas são os verdadeiros evangélicos.




6 – O Espiritismo, nos últimos anos, cresceu em número de adeptos, conforme assinala o último senso do IBGE. No entanto, os espíritas ainda configuram como os de maior escolaridade. Em sua opinião, por que as Casas Espíritas não atingem a população de menor escolaridade?

Porque os de menor instrução são facilmente enganados por pastores evangélicos. Os mais cultos não caem tão facilmente na doutrinação deles. Os padres são mais cultos do que os pastores, por isso não atacam mais o Espiritismo. Os evangélicos estão uns 80 a 100 anos atrás dos ensinamentos da Igreja Católica de Hoje. Daí que grande parte dos católicos frequentam casas espíritas, e cerca de 80 % deles creem na reencarnação.




7 – Graças ao Apóstolo da Mediunidade, Francisco Cândido Xavier, o Espiritismo foi amplamente difundido no Brasil, ainda no século XX. Tendo acompanhado de perto as últimas décadas do Movimento Espírita, qual sua projeção para o Espiritismo no Brasil e no Exterior para os próximos anos?


 Vejo com muito otimismo o  crescimento do Espiritismo no futuro, pois ele é uma doutrina racional e com fundamento bíblico. Com razão se diz que ele é o cristianismo redivivo. São muito evidentes a reencarnação e a mediunidade na Bíblia.



4 comentários:

  1. Excelente prosa! José Reis e sua habitual franqueza são símbolos da real importância da fé raciocinada. Carlos Alberto - Campo Grande

    ResponderExcluir
  2. Muito boa entrevista. Mas discordo que Espiritismo seja religião. Kardec dizia que era apenas filosofia e ciencia. Henrique

    ResponderExcluir
  3. Corajosa entrevista, mas ligeiramente fora de kardec, que afirmava que o Espiritismo era Filosofia (Moral Crista) e Ciencia. Hugo, Limeira-SP

    ResponderExcluir