quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Livro Nosso Lar sob a ótica de um jovem iniciante





Autor Athur Saturiano

 



Sempre ouvi muito falar do livro Nossa Lar, assisti o filme milhões de vezes e já havia me encantado com algumas obras trazidas pela mão do querido Chico. Algo dentro de mim sempre dizia que ler as obras de André Luiz iria me trazer experiência muito valiosa e eu, somente a adiava este momento.


Até que, no início do ano tive contato, pela primeira vez com a literatura. Decretou-se dentro do meu coração incrível paixão por aquelas palavras desde os capítulos iniciais. Comi o livro em uma semana! Muitas informações valiosas, muitos aprendizados.


Passado alguns meses, inúmeros amigos batiam na mesma tecla, dizendo: "Estude André Luiz". Incrível, era que este pedido vinha de diversas pessoas diferentes, que me orientavam dizendo que seria, como antes eu sentia, uma aprendizado e tanto. Me arrisquei mais uma vez, e agora, alguns meses mais amadurecidos decidi que iria estudar os 13 livros, "meter as caras" e buscar ininterruptamente a coleção bálsamisante do Autor.


E assim comecei, voltando em Nosso Lar mas agora com a "obrigação de resenhar cada capítulo" para que assim pudesse registrar as sensações de receber e fixar no meu mental cada uma daquelas mensagens edificantes. Pude sentir novamente aquela sensação, de ser um minusculo pontinha em meio a eternidade, em meio ao universo tão grande que é a Doutrina Espírita. Me senti tal qual o caipira que chega pela primeira vez a cidade contemplando os imensos prédios, os belos automóveis, as charmosas casas do centro urbano.


Assim me vi, e aquela identificação com André voltou com toda a força. Me identificava com a curiosidade, a pressa do cara que tinha acabado de chegar, mas já queria saber um pouquinho de tudo e dessa forma, tomava para mim todos aqueles conselhos que d.Laura, Lizías, Clarêncio forneciam ao jovem senhor André. Tudo aqui era por mim absorvido de tal forma que os olhos chegavam brilhar. Lembro-me que as vezes a mensagem era pra mim tão atual que me pegava até meio abobado olhando pro nada e suspirando após ler tudo aquilo!


Pouco a pouco fui criando intimidade com os personagens e já conseguia me ver perfeitamente nos cenários, estagiando com André, ouvindo os conselhos e aprendendo junto dele todas aquelas lições. Ler Nosso Lar, pela segunda vez, me fez amadurecer muito! Conseguia me ver, na vida aqui fora, como ele.  E acho que até fui crescendo pouco a pouco no decorrer do livro.


Me percebi tão mais entregue à narrativa que mesmo sendo a segunda vez, descobria naquelas páginas coisas que jamais tinha ouvido falar antes.


Me demorei um tanto mais dessa vez, mas por conta das resenhas, que mesmo um tanto trabalhosas era de intensa valia para o jovem iniciante que registrava ali, num caderno velho aqueles aprendizados como um moleque que antes de dormir escreve em seu diário as aventuras do dia transcorrido.


Recordo que logo quando iniciei este estudo, ouvi de um amigo querido que eu iria perceber que diferente do que muitos insistiam dizer, André Luiz era um homem como qualquer outro, que estava ainda envolvido em laços terrenos mas que pouco a pouco ele ia crescendo quando interiorizava a mensagem dos mais velhos/mais antigos em Nosso Lar. E depois, já finalizando a leitura desta maravilhosa obra pude perceber que é isso que explica essa minha identificação com André. Me encontro na mesma situação, acabei de chegar, mas já quero conquistar a confiança da espiritualidade como trabalhador anónimo na seara do Cristo


Já estou chegando na segunda obra da coleção, Os Mensageiros, mas tenho certeza que os
ensimamentos adquiridos no primeiro livro estaram vivo em meu coração no decorrer do estudo de todas as obras deste box. E agora, depois disso, todos os amigos do meu círculo de amizade que me pedem uma indicação de livros espiritas eu digo, como ouvi a uns meses atrás "Estude André Luiz"

Passada esta primeira fase, eu apenas faço votos de que esta vontade de estuda-lo não me falte em nenhum momento no caminhar destas leituras. E espero também conseguir crescer, como ele, pouco a pouco conforme for lendo os livros. Sendo assim, agradeço imensamente a todos que me indicaram, acho que nem mesmo esses que me mostraram esse caminho sabem o quanto me fizeram bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário