quarta-feira, 10 de junho de 2015

Degustação de obra - O preço (Livro Contos de Redenção)




O preço

 

“E sereis odiados por todos, por causa do meu nome; mas quem perseverar até ao fim será salvo.” Marcos 13: 13





Mal conseguia respirar. Em sua fuga, pelos estreitos caminhos que serpenteavam por entre choupanas e barracos, carregava o precioso embrulho. Seu peito ardia. Ainda assim, mesmo sem fôlego, não se permitia parar. Se desistisse, o preço seria doloroso demais. Além de ser pego, perderia seu maior tesouro.

No meio da favela havia uma encruzilhada estreita escura e suja. Lucas, olhando para todas as direções, foi em direção da encruzilhada. Seu peito ardia ainda mais violentamente.
- Alto! Disse uma voz áspera.

Lucas, agarrado ao pacote, viu que um homem saíra do canto esquerdo da encruzilhada, onde era mais escuro. Era alto, e trajava vestes negras, elegantes, que contrastavam com sua cor mulata. Não era o policial que perseguia Lucas.
- Saia da frente! Gritou Lucas, olhando repentinamente para trás.
- Eu disse: alto! – vociferou o homem de negro – para onde vai?
- Não interessa! Retrucou Lucas.
- Até me dizer, não passará. Disparou o outro.

As pernas de Lucas pareciam feitas de chumbo. Seu peito ardia cada vez mais. Súplice, o angustiado levantou seus olhos úmidos para o homem de negro.
- Tenho que levar esse remédio para meu filho. Balbuciou Lucas.

O homem de negro não esboçou reação. Um cachorro atravessou a encruzilhada calmamente.
- Você sabe o preço que te custará? Indagou o estranho.
- Não vou deixar meu filho morrer! – bradou o pai desesperado – saia do caminho!
- Você se rebaixou! – disse o enigmático sujeito no meio da encruzilhada, e sua voz era cheia de lamento – faltou fé.
- Fé? – repetiu Lucas – eu sempre amei Deus. Me esforcei para seguir os ensinamentos de Jesus. Cultivei meu lar como a mais bela flor do Jardim da Vida! Ora, - lágrimas sobrevieram ao rosto atormentado do homem em fuga – levei esperança para os desesperados! E, quando precisei de Deus, onde estava Ele?! Meu filho está à morte!
- E você roubou, após ferir um homem – interrompeu o outro – pode ter levado esperança para as pessoas, mas não tinha nenhuma dentro de seu coração. Hipócrita!
- Quem é você para me julgar? – retorquiu Lucas – meu filho está morrendo!
- Tu, Lucas, sofres mais do que seu filho, por não ter fé, nem esperança – retrucou o estranho – seu filho, resignado, volta seu coração para Deus! Enquanto você O abandonou...
- Eu tenho que levar o remédio! – alarmou-se o ladrão – os guardas estão em meu encalço, eu sei! E você, não me julgue!
- Só sua consciência lhe julga – anunciou o homem de negro – você sabe muito bem que a pena é mais pesada para aqueles que conhecem as Leis do Pai!

Com um rugido, Lucas conseguiu avançar uns passos à frente, indo cair aos pés do estranho. Auxiliado pelo outro, o ladrão pôs-se de pé, agarrado firmemente ao pacote.
- Uma mãe e um pai movem montanhas por seus filhos – disse calmamente o estranho – mas não sozinhos. Não sem a permissão de Deus.
- Onde está Deus que não ajuda meu filho? Inquiriu o sofredor.
- Deus está aqui, cego de espírito! – ralhou o homem de negro – como professaste os ensinos de Cristo, se não os pratica? Não sabes que tudo tem um propósito? Você e seu filho estão sendo testados em prol do seu progresso moral. Em prol da evolução de vocês! Seu filho, uma criança na matéria, é vitorioso. Já você...Porém, mesmo em seu fracasso, Lucas, Deus o atendeu. – o estranho tomou facilmente o pacote das mãos do ladrão, que chorava abundantemente – você não entende que Deus atende as preces, não da forma que nós, imperfeitos, queremos; mas sim da forma que nós precisamos!
- Não entendo. Murmurou Lucas.
- Você rezou ao Pai por socorro – explicou o outro – pediu por misericórdia para o seu pequeno filho. Então, você foi testado e fracassou. Seu coração dolorido se voltou para as más influências. Não quis ouvir a resposta do Pai e saiu para roubar o remédio caro. Um Emissário da Luz tentou detê-lo às portas da farmácia, mas você nada enxergava... Quando suas mãos agarraram o pacote, um outro Emissário de Deus, encarnado, chegava à sua casa com o remédio esperado. Se tivesse consultado seu coração, filho, teria encontrado a resposta que tanto ansiava...
- Meu filho têm o remédio! – exclamou Lucas – graças à Deus!
- Sim – concordou o homem de negro – graças ao Pai.
- Então me entregarei à Justiça – anunciou o ladrão – sei que errei e vou pagar.
- Lucas – redarguiu....

 LEIA O FINAL DESTE CONTO EMOCIONANTE EM “Contos de Redenção”, comercializado em prol do Asilo e Creche Seara de Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário