domingo, 11 de agosto de 2013

Almas gêmeas



Almas gêmeas

autor Thiago D. Trindade

 
A mídia, há algum tempo, exalta a questão das almas gêmeas, que pode se definir como aquelas entidades que compartilham integralmente suas características alcançando, ao final, a Felicidade.

No entanto, a lenda das almas gêmeas é fruto de crença não raciocinada.

Afinal, se alma gêmea, no conceito geral, é a união de duas partes, pode-se concluir, erroneamente, que o Espírito se encontra dividido – incompleto – e busca se fundir numa espécie de Terceiro Ser.

A psicologia Junguiana afirma que trata-se da busca pelo ideal inalcançável, idílico, onde, na verdade, um parceiro transfere suas necessidades para o outro, que reduzido a mero complemento, o satisfaz integralmente. Essa busca, como sabemos, nunca é concluída e a insatisfação permanece.

Kardec, conhecedor da idéia acerca de almas gêmeas, indagou sobre isso à espiritualidade (questão 298 do Livro dos Espíritos) e obteve a seguinte resposta:
“Não existe união particular e fatal entre duas almas. A união existe entre todos os espíritos, mas em graus diferentes segundo a categoria que ocupam...”

Espíritos simpáticos, ou seja, que se afinizam e caminham juntos, por um tempo, é muito mais sensato de se pensar, uma vez que a Lei das Afinidades é o principal elemento para a Evolução Moral do indivíduo.

Um grande exemplo é a dupla Emmanuel (Guia do médium Francisco Cândido Xavier) e Lívia, onde verificaremos a Entidade feminina auxiliar o antigo companheiro da Terra na rota da evolução ao longo dos séculos, sem estacionar seu próprio caminho evolutivo.

Não devemos buscar nosso(a) gêmeo(a), devemos buscar nosso(a) companheiro(a), imperfeito(a) como nós, e que com Paciência, Perdão, Fraternidade, Simplicidade e Fé caminharemos juntos por um tempo, em direção a algo muito maior do que compreendemos na Grande Jornada rumo à Perfeição.

Um comentário:

  1. belo texto! Verdadeiramente espírita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Abraço, Tiago Santos

    ResponderExcluir