sexta-feira, 26 de julho de 2013

A diversidade Religiosa Brasileira: Terecô e Xambá, cultos de cunho mediúnico


É muito interessante perceber que a Espiritualidade se preocupa em acalentar, orientar os encarnados para uma estrutura social em que haja reconhecimento de uma Força Superior e valorização do Grupo de caminheiros na Terra. Não entramos em méritos, até porque não é produtivo julgamentos superficiais. Esse não é o objetivo deste espaço, mas apenas contemplar a Bondade Divina em observar que nossos irmãos, assim como nós mesmos, temos acesso Instrução Espiritual. 

Assisti um programa (Discovery channel) chamado Na Fé Com Arthur Verissimo, sobre uma Religião Brasileira chamada Terecô. É um culto muito difundido no Maranhão, sobretudo na cidade de Codó. O programa, brasileiro, pareceu-me bem sério, sem clichês e o próprio apresentador, Arthur Verissímo, se preocupou em descrever o culto, suas impressões e fez analogias comparativas (para compreensão do expectador) com o Candomblé e a Umbanda. Curioso, busquei algo sobre o Terecô, e acabei por encontrar um outro Culto de cunho mediúnico, chamado Xambá, também do eixo Norte-Nordeste.
 
abaixo segue alguns link para arquivos em PDF, artigos de pesquisa, que possuem referências necessárias para o reconhecimento de um trabalho sério. 

Terecô
 
http://www.gpmina.ufma.br/pastas/doc/Tereco.pdf
 
http://www.abhr.org.br/wp-content/uploads/2008/12/araujo-paulo.pdf
 
http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1308017041_ARQUIVO_Oterecoenquantobrincadeira2.pdf
 
Xambá
http://www.revista.ufpe.br/gestaoorg/index.php/gestao/article/viewFile/395/206
 
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/9113/2/laila%2520dissertacao%2520parte%25202%2520seg.pdf
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário