segunda-feira, 15 de maio de 2017

O quintal



Autor Thiago D. Trindade


O quintal do vizinho sempre é mais verde. Também é no quintal do vizinho que os problemas sérios acontecem.

Costumamos acreditar que somente o nosso companheiro ao lado pode prosperar, sobretudo materialmente. Ocorre que as maiores provações, também denominadas erroneamente de “vergonhas”, sobretudo casos de drogas, agressões físicas, mentais ou até espirituais, são desdenhados por nós muitas vezes de forma cruel e deixamos nosso vizinho abandonado.

Acabamos por nos isolar hipocritamente, acreditando que as coisas só acontecem com os outros. Não percebemos que o nosso vizinho pensa o mesmo de nós: nosso quintal é o mais verde e é conosco que “as vergonhas” acontecem. É chegada a hora dessa visão deturpada modificar.

O Consolador, também chamada de Doutrina Espírita, nos mostra que antes de nos rendermos à inveja, cobiça e a hipocrisia, devemos nos voltar para dentro de nós mesmos e buscar a Humildade, que fundamentará nossos passos, amparados pela Fé e pela Resignação.

A Humildade nos fará perceber que nós fazemos parte de um Todo e quão pequenos somos.

A Fé nos dá a força necessária para superarmos as adversidades da vida, certos de um futuro melhor.

Já a Resignação, que nada tem a ver com o conformismo, nos leva ao raciocínio de que é necessário passarmos pela respectiva dificuldade para nosso aprendizado.

Humildade, Resignação e Fé são sinônimos de Amor.

Ao entendermos isso deixaremos de cobiçar ou desdenhar do quintal do vizinho e passaremos a contemplá-lo como contemplamos nosso próprio e formosíssimo quintal e, juntos, iremos florescer no Jardim da Vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário