sábado, 12 de dezembro de 2015

Afazeres



Autor Thiago D. Trindade



Jesus estava em Betânia em seu magistério de Amor. Na casa das irmãs Marta e Maria, o Mestre proferia grandes ensinamentos que enlevariam toda a Humanidade. Enquanto Maria absorvia as doces palavras de Jesus, Marta caminhava de um lado a outro, em afazeres domésticos.

Em dado momento, Jesus cessou suas palavras e se volta para a jovial Marta: “Marta! Marta!”. O Nazareno exortou a irmã de Maria com um misto de firmeza e doçura, alertando a moça da oportunidade de aprendizado que ela estava deixando passar.

Marta, imediatamente, compreendeu a intenção do Rabi e sentou-se ao lado de sua irmã, absorvendo ensinamentos inesquecíveis.

Essa passagem representa muito bem o cotidiano atual. Temos os ensinamentos do Cristo, mas preocupamo-nos com nossos afazeres corriqueiros acreditando que dessa forma cresceremos. Em verdade, temos que saber aproveitar os momentos tomando as situações do dia a dia com nossa atenção e impregnando-as com os ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Isso é possível e esperado. Daí a César o que é de César, mas com Jesus no coração e nos atos.

Muitos se lembram da caridade quando estão na casa religiosa, mas esquecem-se de que devem ser cristãos na vida profissional e privada. A todo momento, o Cristo nos chama com firmeza e doçura, nos convidando ao aprendizado e ao serviço fraterno.

Muitos argumentam, nosso posso ajudar, é um compromisso grande. Mas a ajuda é a todo momento, começando com o próprio indivíduo orando e vigiando para não tropeçar ante a queda moral. Como Marta, temos o Cristo em nossa sala, mas preferimos ficar na cozinha, nosso pequeno reino. Achamos que o Cristo deve vir até nós, em muitos momentos. E Jesus sempre vai onde estamos, pois é conhecedor de nosso ego. Mas também temos a obrigação de ir até ele, mesmo que imersos em nossos afazeres mundanos.

O convite a sentar ao lado do Mestre já foi dado. É hora, pois, de trabalharmos com Jesus para nosso próprio crescimento e evolução do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário