segunda-feira, 2 de junho de 2014

Uma breve prosa sobre a Lei do Progresso

autor Thiago D. Tindade

Na questão 799 do Livro dos Espíritos encontramos preciosa indagação a respeito do progresso. Como pode o Espiritismo, ou seja, os Ensinos do Cristo, contribuir para o nosso progresso?

A resposta é simples e clara. É derrubar o materialismo, essa grande doença da Humanidade. O materialismo é alimentado pelo nosso Ego (avareza, rancor, cobiça, inveja, luxúria, fofoca, etc). E é muito comum nós acreditarmos sermos vítimas. E sempre vítimas inocentes. Grande engano! Em alguma situação de nossa existência, ao longo das reencarnações, fomos algozes. Hoje, talvez, estamos a quitar alguns de nossos desvios.

Não devemos procurar por culpados. Devemos sempre procurar evoluir, conforme assevera o Espírito Joaquim e algumas de suas comunicações. E evoluir é perdoar incontáveis vezes, não julgando, estendendo sempre a mão fraterna a quem quer que seja, sobretudo ao ofensor.

Entender isso é fundamental se nós queremos realmente vencer nossos problemas. Mas, entender o problema? Por que?

Nós só resolveremos, de fato, os nossos problemas se o entendermos. Isso não é fácil! Requer auto análise. Significa avaliar quem nós realmente somos e quem nós queremos – e devemos – ser.

Significa, falando diretamente, que nós deixemos de querer ter um milagre em nossa vida. Significa que devemos ser o milagre na vida do próximo. A expressão milagre, é nada além de um gesto natural de Deus.

Milagre é luz e devemos iluminar a vida do próximo, e, dessa forma iluminaremos  a nós mesmos. Jesus asseverou isso quando lavou os pés dos discípulos, na chamada Santa Ceia.

Pedro, Paulo, Zaqueu, Francisco de Assis, Adolfo Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier foram luzes para aqueles que estavam à sua volta, e assim atingiram a iluminação.

Francisco de Assis afirmou, categoricamente, que é perdoando que se é perdoado. Ele queria dizer que devemos, sempre, dar o primeiro passo, ainda que pequenino. É muito importante nos esforçarmos a vencer nossas más tendências! É o esforço determinado que nos leva à vitória!

Ser benevolente, ou caridoso, é o caminho para a salvação.

Tomemos nossas dores nas mãos e entendamos que somos muito abençoados. São as dores que nos fazem crescer. Se não fosse a professora Dor, ainda estaríamos longe da Humanidade e distantes da verdadeira felicidade. A Dor nos ensina a Humildade, a Paciência, a Resignação e a Fé.

A Dor nos mostra que existem outras ainda maiores e não nos dá o direito de nos encolher em nossa concha existencial, e por conseqüência, atrasar nossa própria evolução.

Jesus disse que ficaríamos aqui neste mundo até que paguemos totalmente nossas dívidas morais. Somos nós, na verdade, quem estipulamos o tempo de duração de nossas dores. Está no Sermão da Montanha, inserido no Livro de Mateus, “Bem aventurados os aflitos, pois eles serão consolados”. E serão consolados com o Amor do Cristo, com sua Divina Instrução, que nos manda Amar a Deus e ao próximo.


Se seguirmos essa orientação firme e segura do Mestre Galileu, sem dúvida nossos problemas serão rapidamente deixados para trás e assim iremos, de fato, evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário