sábado, 21 de setembro de 2013

Problemas



Problemas
Autor Thiago D. Trindade
 
Muitos maldizem seus problemas. Acusam a terceiros e ao próprio Deus por suas desventuras. Incisivos, se revoltam antes suas limitações autoimpostas.

A Justiça Divina é equânime, ou seja, é tão bem fundamentada que não institui privilégios a ninguém. Somos, portanto, a soma de nossos atos, bons e ruins.

Essa tal soma se alonga pelos séculos sem fim, atravessando as encarnações. Kardec, ao trazer ao mundo – por orientação dos Espíritos de luz – a Doutrina Espírita, deixa muito claro isso.

Na própria Bíblia, Jesus afirma que ficaremos aqui neste velho mundo até que paguemos todos os nossos débitos até o último centavo.

Sejamos, porém otimistas. Aliás, o otimismo é um feliz sinônimo para Esperança e Fé.

É bom que tenhamos problemas, pela lógica kardequiana. São eles que nos põe em nosso devido lugar: a de pequenos seres imperfeitos perante a Obra de Deus.

São os problemas o catalisador de nossa transformação na busca pela Perfeição. Afinal, se você não tem problemas, como por à prova nossa formação moral? Que evolução é essa?

Na Biologia, Charles Darwin concluiu que são as intempéries – desafios – que selecionam os que mais se adaptam – evoluem – para continuar no mundo.

Conosco é muito parecido, mas enfrentamos nossas intempéries para alcançarmos a Verdadeira Felicidade. Amigos espirituais dizer costumam que as dificuldades nos deixam mais fortes, ratificando Jesus, Kardec e Darwin. Quando falhamos e caímos por terra, regressamos ao mesmo ponto e temos nova oportunidade.

Saibamos, contudo, que nosso planeta está em transição para mudar seu status para mundo de Regeneração e muitos dos que se demoram a vencer suas más tendências, ou seja, enfrentar seus problemas, terão de continuar sua Jornada em outro lugar em condições, talvez, mais ásperas.

Temos plena condição de enfrentarmos nossos problemas: a Doutrina Espírita que nos dá instrução e nos induz a fundamental Reflexão e o amparo de nossos irmãos encarnados e desencarnados.

Para o nosso sucesso dependerá, sobretudo, de nós mesmos.

3 comentários:

  1. Perfeito! Texto totalmente inserido na Doutrina de Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Lindo Lindo Lindo texto!

    Que leitura impactante!

    ResponderExcluir
  3. Que profundidade! é para refletir mesmo!

    ResponderExcluir