terça-feira, 27 de junho de 2017

Simão e Pedro



Autor Thiago D. Trindade





Simão estava com seus pés limpos. Seus dedos nodosos e inquebráveis estavam fixos ao chão poeirento. Certamente angustiado, o pescador de Cafarnaum se vira sem seu doce Mestre, que só após ressurgir do túmulo, permaneceu com ele e os demais pupilos por mais alguns dias, conforme asseverou Mateus, em seu Evangelho. Cabia então ao áspero hebreu fazer-se, de fato, seguidor do Cristo e levar seus ensinamentos adiante.
Certamente Pedro devia se perguntar do por que fora escolhido por Jesus para levar a Boa Nova ao mundo, e mais, com posição de liderança. Logo ele, que fora um aprendiz teimoso, tendo fracassado em inúmeras provas, como por exemplo, o episódio em que afundou no mar da Galiléia, diante de Jesus. Falhara em curar enfermos, se entregara a violência e ao ciúme. E ainda mentiu três vezes, negando ao Cristo.
Nem por isso, mesmo tendo falhado tanto, Pedro abandonou a Seara do Cristo. Discordando de Tiago e Paulo, e talvez até mesmo de si mesmo, debatendo com seus conflitos internos, onde ainda havia o Homem Velho, ou Simão o Pescador de Cafarnaum, o apóstolo de Jesus fez o que pôde, levando a Boa Nova dentro de si e a espalhando pelo mundo.
Simão Pedro não era perfeito. Jesus não exigia que Pedro fosse perfeito. O Nazareno estimulava Pedro a se esforçar a vencer suas imperfeições para um dia ser perfeito. E Pedro compreendia isso, trabalhando incessantemente.
Jesus nos incentiva a refletirmos sobre excelsa relação com Simão Pedro. Somos rústicos, ciumentos, vingativos, mentirosos por conta de nossa moral deficiente. Quantas vezes renegamos o Cristo? Quantas vezes O traímos, apontando dedos inquisidores? Quantas vezes desembainhamos espadas de ódio? Quantas vezes afundamos no mar da descrença? Quantas vezes nos enterramos no lodaçal da ingratidão?
Nos prendemos a debates estéreis, cheios de retóricas, onde não procuramos aprender, mas sim empurrar nossa visão pessoal, muitas vezes deturpadas e egocêntricas.
Somos, portanto, Simão, o Pescador Material. Porém, com Jesus, podemos – e devemos – ser como Pedro, o Pescador de Almas, ajudando aos outros em nome do Cristo e, com isso, ajudando a nós mesmos.
Pedro sabia que Jesus estava sempre com ele onde quer que fosse, e, no seu derradeiro momento encarnado, diante dos implacáveis romanos, o Pescador de Almas não temeu. A coragem dos honestos e a serenidade dos justos acalentavam seu coração repleto de compaixão.
É possível, com um pouco de poesia, imaginar o reencontro, no Plano Espiritual, entre Jesus e Pedro. Jesus, em meio ao Mar da Genezaré, fitando o amado amigo de braços abertos. Pedro, por sua vez, seguia, com passos firmes e sorriso de triunfo no rosto, inebriado pelo calor do reencontro sobre as águas. Mestre e pupilo se abraçam sobre o mar sagrado e tudo é luz.

Pedro venceu como nós iremos vencer, se seguirmos Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário