quinta-feira, 10 de abril de 2014

Oportunidade

autor Thiago Dias Trindade

Reclamamos muitas vezes que o mundo não nos dá oportunidades. Dizemos que se tivéssemos apenas uma chance, ou oportunidade, iríamos fazer e acontecer. Nos agarramos a uma idéia falsa de que tudo não depende de nós.

Longe disso!

Ao longo de nossa existência, na Roda das Reencarnações, calçamos a Estrada que percorremos. E em cima dessa Verdade, encaramos as conseqüências, boas e ruins.

A Verdade da Reencarnação ensina que todos nós, filhos de Deus, temos oportunidades iguais: criar uma família terrena feliz, sucesso profissional. Citei oportunidades materiais propositalmente.

Vejamos:
Um desempregado diz que se tivesse apenas uma chance de um “bom emprego” iria ajudar a família e aos amigos.

Porque “bom emprego”? Não bastaria apenas ter um emprego que garantisse seu sustento? Em alguns casos o desempregado é um insatisfeito e julga que seu trabalho é subvalorizado – e vamos considerar que seja – e é melhor não trabalhar do que se sujeitar a um trânsito ruim, a colegas ruins, a um chefe ruim, a uma renda ruim. Se não é subvalorizado, por sua vez, aí é falta de Humildade do mesmo jeito.

O sujeito, de qualquer forma, perde a oportunidade de aprimorar sua Paciência, Humildade, Perseverança, o Perdão... a Fé.

Prefere atravessar dificuldades materiais a vencer o orgulho e a vaidade.

Contendores que passam anos a brigar e discutir perdem a oportunidade de fazerem as pazes, ou pelo menos, deixar de desejar o mal para o outro, caminhando em fim para a Fraternidade Universal.

É um círculo vicioso: “queixa, rancor, cobiça”, que não terá fim sem o entendimento de que Paciência, Perseverança, Humildade e Fé são fundamentais para a Vitória.

Voltando ao desempregado:
Este deveria aproveitar o tempo para entender que esse transe difícil é salutar para ele: assim ele passa a aproveitar melhor suas finanças, em detrimento do supérfluo; passa a ser mais humilde e paciente; passa a se valorizar mais como filho de Deus.

É comum pessoas procurarem Centros Espíritas e Tendas de Umbanda procurando a solução rápida e cômoda para a “falta de oportunidade”. Em alguns casos, há influência de espíritos obsessores que atrapalham – veja só, não impedem – a busca por trabalho. Mas, na maior parte dos casos, a causa é o próprio consulente, numa rígida chance para sua própria evolução.

Essa, na verdade, é a Grande Oportunidade! O problema é que ela não é vista assim. A Oportunidade do Aprendizado Real!

Mais uma vez, conforme lemos ao longo dessa modesta obra: Paciência, Perseverança, Humildade e Fé.

A Lei da Ação e Reação é uma Verdade, e se aplica ao nosso estudo sobre oportunidades.

Mas o que essa Lei diz?
Se você fez, você paga.

Jesus, o Governador desse Planeta-Escola disse isso. Entendamos o seguinte: quem passa aperto financeiro hoje, certamente esbanjou em vidas passadas, ou terá a chance de riqueza em uma vida futura. É um fato comprovado por aqueles que se prestam a estudar o Espiritismo com seriedade, e, assim entender cada vez mais a Justiça Equânime de Deus.

Quem é rico tem um grande fardo: criar condições para o seu progresso através do desenvolvimento material e moral de terceiros. Desenvolvimento material: salários e empregos que dêem condições de existência material digna; desenvolvimento moral: estimular a lei do progresso através de Cultura e Igualdade a terceiros.

Todos queriam ser ricos e aí fariam: salários e empregos dignos e distribuiriam por aí Cultura e Igualdade... certo... nós, eu e você que lê, já tivemos essa chance e muito fatalmente a desperdiçamos, ou não a praticamos adequadamente – poderíamos ter feito melhor.

Emmanuel, em “Há dois mil anos”, cita o imperador romano Adriano reencarnando através de uma pobre escrava.

Ação e Reação.

Ou... vendo pelo prisma da Oportunidade:
Oportunidade de Evolução perdida e Oportunidade de Recuperação dada.

A literatura espírita é recheada de informações assim, lembremos Adolfo Bezerra de Menezes, André Luiz, Emmanuel e Lucius, que trouxeram importantíssimas elucidações através de médiuns como Divaldo Pereira Franco, Francisco Cândido Xavier e Yvonne Pereira do Amaral, dentre tantos outros Seareiros do Bem.

Ou então, ouça o relato de alguma Entidade incorporada, como um Preto Velho ou Caboclo de Umbanda. Coloque-se diante desses sábios Emissários do Alto e pergunte a eles sobre a Lei de Ação e Reação e ouvirá eles falarem de oportunidades e Justiça Divina.

Ou ainda, procure estudar alguns relatos de casos obsessivos por vingança, depositados nos Registros dos Centros Espíritas. Perceberá a alternância entre os “vingadores” ao longo das reencarnações. Entenderá melhor a estagnação material e moral que esses espíritos endividados enfrentam. Leia alguma carta psicografada de alguém que percebeu como jogou a encarnação fora!

Nós criamos todas as Oportunidades que temos e mais, devemos encontrar dentro de nós a força de vontade – Fé – para encararmos as conseqüências.

As dificuldades são Oportunidades de nos melhorarmos moralmente para Vencermos de Verdade.

As facilidades são Oportunidades de nos melhorarmos moralmente, distribuindo benesses para Vencermos de Verdade.

Tudo é Oportunidade. Usemos as Oportunidades para crescer e não para chafurdarmos na lama das más tendências. Aliás, do ponto de vista pedológico, a lama é um material riquíssimo em nutrientes, que na espécie animal ou vegetal certa, impulsiona o desenvolvimento.

Concentremo-nos, pois, na Grande Oportunidade chamada Reencarnação!


Um comentário:

  1. texto impactante!!!!!!

    Me fez pensar muito e creio que tenho mais um elemento a me ajudar na evoluç~~ao

    ResponderExcluir